Um encontro para marcar a história do PACCE foi realizado nesta quarta-feira(23/03). Professores da FACED (Faculdade de Educação) juntamente com professores de áreas diversas do DIATEC (Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica em Engenharia e Arquitetura) do CT-UFC, foram apresentados à metodologia da Aprendizagem Cooperativa por meio da oficina de História de Vida.
"Achei muito válido, isso rompe com a parede que separa o aluno do professor e dos professores entre si, pois a gente fica muito centrado no academicismo, na forma de trabalhar com as pessoas, meio que incorpora um ator, uma pessoa que tá atuando como docente e esquece da pessoa como ser humano. Isso resultará em um maior desempenho durante a aula", disse Antônio Paulo, professor do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica do Centro de Tecnologia
Inicialmente, o coordenador do PACCE Hermany Vieira, fez um breve relato, mas claro e objetivo sobre a origem do programa. Com uma apresentação bem-humorada e o já nosso conhecido quebra-gelo de "duas verdades e uma mentira", o clima ficou super leve e afetuoso para a oficina de História de Vida.
"Foi surpreendente ouvir relatos dos professores, especialmente quando estamos tão acostumados com um certo clima de distanciamento com eles; naquele momento podemos ser todos iguais, apesar de nossas histórias ainda não serem tão fantásticas quanto as deles", disse Débora Nobre, aluna de Letras Espanhol.
A comissão de apoio à célula foi a representante das demais comissões do PACCE, levando aos professores nossas experiências e sentimentos quanto à relação discente e docente, além, é claro, de como podemos contribuir com a Aprendizagem Cooperativa nesse percurso.
A busca por uma maior identificação entre alunos e professores é o principal desafio que queremos vencer: "Como aluna do CT é incrível e até inimaginável ver professores tão interessados em aprender com alunos. Acredito que todos saíram engrandecidos de lá, foi muito especial", salienta Samile Rocha, do curso de Engenharia Elétrica.
Essa reunião deu início a uma parceria que promete aquisições maravilhosas para nós, alunos, e esperamos trazer essa mesma sensação aos nossos queridos professores, pois a empatia que conseguimos extrair de cada conversa, sem dúvidas, encheu nossos corações de esperança.
"Poder reencontrar professores antigos e conhecer professores novos normalmente já é motivo para se obter uma experiência incrível, mas poder conversar, conhecer e até mesmo ser aconselhado por esses professores, assim como um amigo fala com o outro, traz algo além do aprendizado, um verdadeiro crescimento pessoal." Explica Matheus Chaves, do curso de Engenharia de Petróleo.
Fica aqui nossa imensa gratidão aos professores doutores: Luis Gonzaga, Helano Castro, Natália Maria, Antônio Paulo, Estevão Fernandes, Bernadete Porto, Gisele Azevedo e Jakeline Andrade.
Treinamento de Aprendizagem Cooperativa para professores da FACED e DIATEC
VIRNA Comunicação 0 Comentário 1520 Visualizações
Um encontro para marcar a história do PACCE foi realizado nesta quarta-feira(23/03). Professores da FACED (Faculdade de Educação) juntamente com professores de áreas diversas do DIATEC (Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica em Engenharia e Arquitetura) do CT-UFC, foram apresentados à metodologia da Aprendizagem Cooperativa por meio da oficina de História de Vida.
"Achei muito válido, isso rompe com a parede que separa o aluno do professor e dos professores entre si, pois a gente fica muito centrado no academicismo, na forma de trabalhar com as pessoas, meio que incorpora um ator, uma pessoa que tá atuando como docente e esquece da pessoa como ser humano. Isso resultará em um maior desempenho durante a aula", disse Antônio Paulo, professor do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica do Centro de Tecnologia
Inicialmente, o coordenador do PACCE Hermany Vieira, fez um breve relato, mas claro e objetivo sobre a origem do programa. Com uma apresentação bem-humorada e o já nosso conhecido quebra-gelo de "duas verdades e uma mentira", o clima ficou super leve e afetuoso para a oficina de História de Vida.
"Foi surpreendente ouvir relatos dos professores, especialmente quando estamos tão acostumados com um certo clima de distanciamento com eles; naquele momento podemos ser todos iguais, apesar de nossas histórias ainda não serem tão fantásticas quanto as deles", disse Débora Nobre, aluna de Letras Espanhol.
A comissão de apoio à célula foi a representante das demais comissões do PACCE, levando aos professores nossas experiências e sentimentos quanto à relação discente e docente, além, é claro, de como podemos contribuir com a Aprendizagem Cooperativa nesse percurso.
A busca por uma maior identificação entre alunos e professores é o principal desafio que queremos vencer: "Como aluna do CT é incrível e até inimaginável ver professores tão interessados em aprender com alunos. Acredito que todos saíram engrandecidos de lá, foi muito especial", salienta Samile Rocha, do curso de Engenharia Elétrica.
Essa reunião deu início a uma parceria que promete aquisições maravilhosas para nós, alunos, e esperamos trazer essa mesma sensação aos nossos queridos professores, pois a empatia que conseguimos extrair de cada conversa, sem dúvidas, encheu nossos corações de esperança.
"Poder reencontrar professores antigos e conhecer professores novos normalmente já é motivo para se obter uma experiência incrível, mas poder conversar, conhecer e até mesmo ser aconselhado por esses professores, assim como um amigo fala com o outro, traz algo além do aprendizado, um verdadeiro crescimento pessoal." Explica Matheus Chaves, do curso de Engenharia de Petróleo.
Fica aqui nossa imensa gratidão aos professores doutores: Luis Gonzaga, Helano Castro, Natália Maria, Antônio Paulo, Estevão Fernandes, Bernadete Porto, Gisele Azevedo e Jakeline Andrade.
Texto Débora Nobre
Fotos: Fábio Rabelo e Virna Mesquita
Revisão: Comunicação e Marketing
Seja o primeiro a comentar esse post! Faça seu Login!