É comum de nossa cultura que homens não cuidem tanto de sua saúde, tanto que homens no Brasil tendem a viver 7 anos menos que mulheres, às vezes por motivos que poderiam ser evitados com uma certa prevenção. infelizmente essas tendências transcendem as nossas fronteiras e parecem atingir homens de praticamente todos os países.
Partindo desse ponto, em 2003 numa conversa de bar na dois amigo, Travis Garone e Luke Slattery, se questionaram por que os bigodes estavam fora de moda e decidiram trazer de volta, usando eles novamente, no decorrer da conversa pensaram em juntar essa brincadeira a uma arrecadação de fundos para prevenir o câncer de próstata; inspirados na campanha da mãe de um amigo, na qual ela arrecada dinheiro para prevenir o câncer de mama, assim em 2003, na Austrália surgiu o Movember: com apenas 30 amigos, os membros deveriam deixar o bigode crescer e doar 10 dólares, o dinheiro ela encaminhado a prevenção do câncer de próstata; em 2004 o movimento ganhou uma plataforma online e criaram a fundação Movember que inspirou movimentos semelhantes no mundo.
No Brasil, em 2008 o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha “Um Toque, Um Drible” o qual tinha por objetivo prevenir e informar sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem mais de sua saúde de forma geral; inspirados pelo movimento Movember, 4 anos depois, surge a proposta Novembro Azul que foca em ser um mês focado em conscientizar os homens sobre suas principais doenças, principalmente o câncer de próstata, e também sobre a importância de cuidar de sua saúde de forma ampla para obter uma melhor qualidade de vida.
O Novembro Azul vem ganhando força a cada ano com palestras e campanhas pelo Brasil e até fora dele, na campanha de 2016 o movimento chegou a ter um banner em um dos painéis luminosos da Time Square, em Nova Iorque, nesse mesmo ano ele impactou 96 milhões de pessoas por todo o Brasil.
O câncer de próstata é um dos mais perigosos, pois é o segundo mais comum nos homens, atrás do câncer de pele, e seus sintomas, em 95% dos casos, aparecem em estágio avançado; mas quando descoberto cedo, tem 90% de chance de cura. Por esses motivos é tão importante consultas frequentes com o urologista (médico especialista do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens) em conjunto com o exame do toque, que é rápido e indolor, e deve ser feito para verificar alterações na próstata. Caso sim, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), que possui características de marcador tumoral, ou seja, indica as chances do paciente ter câncer no local examinado.
Novembro Azul
KAROLINE Comunicação 0 Comentário 378 Visualizações
É comum de nossa cultura que homens não cuidem tanto de sua saúde, tanto que homens no Brasil tendem a viver 7 anos menos que mulheres, às vezes por motivos que poderiam ser evitados com uma certa prevenção. infelizmente essas tendências transcendem as nossas fronteiras e parecem atingir homens de praticamente todos os países.
Partindo desse ponto, em 2003 numa conversa de bar na dois amigo, Travis Garone e Luke Slattery, se questionaram por que os bigodes estavam fora de moda e decidiram trazer de volta, usando eles novamente, no decorrer da conversa pensaram em juntar essa brincadeira a uma arrecadação de fundos para prevenir o câncer de próstata; inspirados na campanha da mãe de um amigo, na qual ela arrecada dinheiro para prevenir o câncer de mama, assim em 2003, na Austrália surgiu o Movember: com apenas 30 amigos, os membros deveriam deixar o bigode crescer e doar 10 dólares, o dinheiro ela encaminhado a prevenção do câncer de próstata; em 2004 o movimento ganhou uma plataforma online e criaram a fundação Movember que inspirou movimentos semelhantes no mundo.
No Brasil, em 2008 o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha “Um Toque, Um Drible” o qual tinha por objetivo prevenir e informar sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem mais de sua saúde de forma geral; inspirados pelo movimento Movember, 4 anos depois, surge a proposta Novembro Azul que foca em ser um mês focado em conscientizar os homens sobre suas principais doenças, principalmente o câncer de próstata, e também sobre a importância de cuidar de sua saúde de forma ampla para obter uma melhor qualidade de vida.
O Novembro Azul vem ganhando força a cada ano com palestras e campanhas pelo Brasil e até fora dele, na campanha de 2016 o movimento chegou a ter um banner em um dos painéis luminosos da Time Square, em Nova Iorque, nesse mesmo ano ele impactou 96 milhões de pessoas por todo o Brasil.
O câncer de próstata é um dos mais perigosos, pois é o segundo mais comum nos homens, atrás do câncer de pele, e seus sintomas, em 95% dos casos, aparecem em estágio avançado; mas quando descoberto cedo, tem 90% de chance de cura. Por esses motivos é tão importante consultas frequentes com o urologista (médico especialista do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens) em conjunto com o exame do toque, que é rápido e indolor, e deve ser feito para verificar alterações na próstata. Caso sim, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), que possui características de marcador tumoral, ou seja, indica as chances do paciente ter câncer no local examinado.
Texto: Gabiel Sousa
Seja o primeiro a comentar esse post! Faça seu Login!