Conhecendo as comissões: Roda viva

Iniciamos hoje uma nova série de matérias que trará um pouco sobre o que cada comissão do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da UFC, realiza para tornar o programa possível. Inaugurando, trazemos a comissão de História de Vida, carinhosamente conhecida como Roda Viva pelos bolsistas do PACCE.

A roda viva é um pilar informal da Aprendizagem Cooperativa, adotado pelo programa e consiste na realização de uma atividade semanal onde os bolsistas compartilham suas histórias de vida uns com os outros, de modo a desenvolver um maior sentimento de pertencimento ao programa e a criação de laços mais aprofundados entre os estudantes. A comissão, atualmente formada por cinco integrantes, todas mulheres, responsabiliza-se por guiar os bolsistas do primeiro ano do programa, durante esses encontros. O planejamento destes é discutido durante a reunião de comissão que ocorre durante duas horas, uma vez por semana e possibilita também que as bolsistas ponham em prática o projeto de comissão idealizado no começo do ano, que consiste em um E-Book que trará um grande compilado de diversas histórias e depoimentos trazidos pelos bolsistas do programa que já passaram pelo programa. 

Luiza, uma das membros da atual comissão relata: '' Fazer parte da comissão de roda viva esse ano foi muito interessante. Como veterana no Pacce, vivi o programa de forma diferente. Pude participar de 3 rodas vivas semanais por semestre, nas quais eu fui facilitadora. O papel do facilitador de roda viva e dos membros de roda viva é quase o mesmo. No primeiro encontro, damos as orientações básicas de como funciona a dinâmica da roda viva, para guiar os novos articuladores na atividade e também participamos dos encontros, compartilhando nossas histórias de vida. A comissão de roda viva reúne os membros facilitadores da roda, semanalmente, para discutir sobre propostas de melhoria para as atividades, novos temas para serem discutidos nos encontros e sobre os eventuais problemas que podem surgir nas atividades, visando solucioná-los. A atividade de roda viva é muito importante para o PACCE porque ajuda a criar o sentimento de empatia entre os membros do programa, dando a eles a oportunidade de conhecer melhor cada um dos participantes e assim contribuir para fortalecer as relações no grupo. Além disso, a roda viva é uma atividade diferente das nossas atividades cotidianas. É um momento que paramos e nos reunimos especificamente para falar sobre as nossas vidas e vivências, sendo algo que favorece o autoconhecimento e a reflexão sobre as nossas vidas e as dos outros. Isso permite que as pessoas possam pensar além da sua zona de vida e convivência social, contribuindo para a expansão das perspectivas dos membros".

Texto e foto: Beatriz Araújo.


Seja o primeiro a comentar esse post! Faça seu Login!